Programa Castra Móvel

O Programa Municipal “CastraMóvel” é um programa de castração gratuita de animais domésticos, exclusivamente para cães e gatos, cujos tutores se enquadrem nos critérios para cadastramento.

Para participar é necessário preencher o cadastro seguindo as orientações e, após validação do cadastro, aguardar o contato da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente que informará a data agendada para entrega dos documentos e triagem (avaliação) do animal.

Somente após estes procedimentos será marcada a data para a cirurgia de castração que será realizada em uma Clínica Veterinária contratada pela prefeitura.

1. O que é Castração?

1.1 Esterilização/Castração - o que é?
É uma cirurgia que impede a procriação e o cio;
Deve ser realizada apenas pelo médico veterinário;
É feita com anestesia geral.

1.2 Vantagens para os animais e para seus amigos humanos:

Continuam guardiões de seu território;
Tornam-se mais calmos;
Os machos deixam de fugir atrás de fêmeas no cio;
Deixam de miar ou uivar excessivamente;
A esterilização previne as doenças do aparelho reprodutivo dos machos e das fêmeas e pode aumentar o tempo de vida dos animais.

2. Critérios para cadastramento:

a. RESIDIR NO MUNICÍPIO;
b. RENDA FAMILIAR ATÉ 02 (DOIS) SALÁRIOS MÍNIMOS;
c. O ANIMAL DEVE TER DE 06 (SEIS) MESES A 08 (OITO) ANOS DE IDADE.

3. Documentação necessária:

3.1 Cidadão:
CÓPIA DO CPF E RG DO TUTOR DO ANIMAL;
COPIA DO COMPROVANTE DE ENDEREÇO RESIDENCIAL NO NOME DO TUTOR DO ANIMAL: conta de energia elétrica, água, telefone, contrato de aluguel;
CÓPIA DO COMPROVANTE DE RENDA DO TUTOR: contracheque (holerite) ou Declaração de Autônomo.

3.2 Protetor animal:

CÓPIA DO CPF E RG;
COPIA DO COMPROVANTE DE ENDEREÇO DO ABRIGO DOS ANIMAIS, NO NOME DO PROTETOR ANIMAL: conta de energia elétrica, água, telefone, contrato de aluguel;
AUTODECLARAÇÃO DE PROTETOR ANIMAL;
COMPROVAÇÃO DO SERVIÇO DE PROTETOR ANIMAL: sujeito a análise.

ATENÇÃO: Protetores de animais serão efetivamente cadastrados no Programa CastraMóvel após fiscalização da prefeitura no endereço cadastrado para comprovação da veracidade das informações.

Para maiores informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, fone 3658-1855.

O acesso aos serviços desta aplicação poderá ser suspenso ou ter cessada sua disponibilização a qualquer momento, por decisão da Administração Pública e mediante comunicação prévia aos seus usuários.